domingo, 28 de junho de 2009

CASTRAÇÃO? SIM!

Quantas vezes você já não viu aquela vizinha dizer que a sua gata deu cria novamente? Quantas vezes andou pelas ruas e viu um cãozinho abandonado? Pois é, isso poderia ser evitado se cada um castrasse e o seu bichinho e cuidasse dele direito.

É lindo ver filhotinhos de cachorros e gatos. É ótimo quando se consegue doar todos eles. Mas você já pensou que são mais animais no mundo, onde existem milhões sofrendo de abandono? Não pense duas vezes, castrar é preciso.


POR QUE CASTRAR?
Ao castrar um animal, você não está impedindo que outros nasçam, você está salvando seres vivos de sofrimento e morte!
Uma gata não castrada e seus descendentes pode ser responsável por 420 mil novos gatinhos em um período de 7 anos. Da mesma forma, uma cadelinha pode gerar 64 mil filhotes nesse período. Definitivamente não existem lares responsáveis para todos.
A castração não serve só para evitar que nasçam filhotes. Ao serem esterilizados, os animais têm menos vontade de sassaricar por aí e, portanto, menor chance de serem atropelados ou maltratados. Ficam mais caseiros, deixam de brigar e, assim, correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas.
Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados. O risco dos animais desenvolverem certos cânceres em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização. Além disso, os animais vivem mais contentes por viverem sem a frustração que é não poder realizar seu desejo sexual de imediato.

DESCULPAS FURADAS
"Meu animal vai ficar gordo" - vai sim, mas só se ele não se exercitar e tiver uma alimentação inadequada.

"Não quero impedir o milagre da vida" - então vá a um abrigo de animais e veja como a vida é triste lá dentro.

ORIENTAÇÃO
A castração de cães e gatos deve ser feita por um médico veterinário e o animal deve estar sob o efeito de anestesia geral. A esterilização do macho é mais fácil e rápida. A esterilização da fêmea requer alguns dias de atenção após a cirurgia até a completa cicatrização.

Não é necessário aguardar o primeiro cio do seu bichinho para castrá-lo.

fonte: www.adoteumgatinho.com.br

Um comentário:

  1. Ola boa tarde ...estive adontando dois gatinhos e gostariar de estar levandos eles para castração como faço ???

    ResponderExcluir