segunda-feira, 28 de setembro de 2009

QUESTIONÁRIO DE ADOÇÃO


Algumas pessoas vêem o questionário como um exagero, mas acreditem: não é. Alguns gatinhos tem mais de um pretendente a adoção, e uma forma de escolher a família que se enquadre melhor no perfil do dele é através do questionário. Afinal, nós resgatamos, acolhemos, assumimos as despesas, cuidamos com todo o carinho e nos apegamos aos bichinhos. Quando chega a hora de entregá-lo a um novo lar, queremos sempre o máximo possível de amparo :)
Infelizmente, também lidamos com pessoas que tem interesses que vão contra os nossos. Pessoas que querem um gatinho para procriar, para deixar solto, ou para dar de "brinquedo" para alguém. Respondendo o questionário e assinando o "termo de responsabilidade", teremos como acompanhar o desenvolvimento do gatinho e também teremos meios legais de retomar a posse do bichinho, em caso de maus tratos.



Dados do adotante
Nome completo:
Endereço e contatos (tel, e-mail):
Idade:
profissão:

1- Por que motivo você quer adotar um gatinho? Está ciente de que um gatinho vivem em média 12 a 15 anos?
2- Você tem condições de acrescentar no seu orçamento os gastos que terá com alimentação de boa qualidade (aproximadamente R$50 por mês), vacinas e atendimento veterinário (aproximadamente R$150 anualmente)?
3- Na sua casa são quantos adultos e quantas crianças? se há crianças, quais as idades? O que fará se o gatinho arranhar uma pessoa/criança?

4- Todos concordam com a adoção de um gato? Quem será o responsável pelo bichinho?
5- Sua casa/apto é própria ou alugada? Se alugada, o proprietário permite animais? Se é prédio, qual a posição do condomínio sobre isso?

6- Se você mora em casa, o gato ficará somente dentro ou terá acesso à rua livremente para passear?
7- Se você mora em apartamento, as janelas e sacadas são teladas?
8- Quem tomará conta do gato quando você e sua família viajarem?
9- Há previsão de algum evento próximo que vai alterar a vida da sua familia (exemplos: mudanças de casa ou cidade, chegada de um bebê, separação, mudança de emprego)?

10- Você já tem animais de estimação? Quais?
11- Já teve outros animais alguma vez? O quê aconteceu com eles? Se faleceram, qual foi a causa?
12- Se você tem cães, qual é o porte deles? Como você fará para ter certeza que ele não irá atacar o gato?

13- Se você já tem gatos, liste os nomes, idades e conte um pouquinho sobre a personalidade de cada um.
14- Eles são castrados? Como pretende fazer a adaptação deles com o novo gatinho?
15- Seus gatos já têm veterinário? Por favor forneça nome e telefone. (Se ainda não conhece um, podemos indicar.)
16- Qual foi a data da última vacina e vermífugo de cada um deles? (Este dado é extremamente importante por questões de saúde. Por favor confira a data na carteirinha de vacinação.)
17- Qual é a alimentação deles? Se é ração, qual marca você costuma fornecer?

18- Sua casa possui um cômodo onde você possa manter o novo gato isolado dos outros gatos da casa por alguns dias, para que sua "apresentação" seja feita aos poucos?
19- Você concorda que um voluntário do nosso grupo visite sua casa para averiguação das respostas acima? (combinaremos antes com você, é claro!)

Um comentário: